EDITORIAL – N.014 – 12/09/2014

12/09/2014 17:29

EDITORIAL N.014

Neste mês de setembro, oferecemos aos leitores um novo número do nosso jornal on-line, “Qorpus”, com textos inéditos. Na janela “Como é”, a literatura polonesa é o grande destaque: o professor de literatura polonesa Piotr Kilanowski, da UFPR, fala sobre a obra de Stanisław Lem e de seus textos de ficção científica; já o pesquisador Luiz Carlos Budant aborda a obra de Bruno Schulz.

Desenho de Bruno Schulz

Nessa mesma janela, os leitores encontrarão ensaios sobre diversos temas: a última performance de Marina Abramovic (“512 Hours”); a poesia sonora em Antonin Artaud; a fotografia e o teatro do absurdo. Também integram essa seção duas resenhas de livros de poesia e de dança. “Como é” traz ainda uma longa e densa reflexão sobre animalidade, de Raquel Wandelli Loth.

Klara Kristalova

Em “… à procura de um autor”, o “Qorpus” entrevista o poeta e tradutor francês Jacques Demarcq, autor do premiado “Les Zozios” e tradutor de E.E. Cummings, Gertrude Stein, entre outros autores vanguardistas.

Jacques Demarcq

Na janela “Teatro na Praia”, o destaque é a peça “Nijinsky – Minha loucura é o amor da humanidade”, de Gabriela Mellão, que estreou no mês passado em São Paulo e vem merecendo a aclamação do público e da crítica. Esta janela também traz um conto divertido de Stanisław Lem, na tradução de Piotr Kilanowski.

Nijinsky – Minha loucura é o amor da humanidade

Finalmente, essa seção contém uma releitura da peça “Toda tarde”, de Gertrude Stein, sob o título “Toda sexta”.

Na agenda cultural, o destaque é a peça “Nijinsky – Minha loucura é o amor da humanidade”, que ficará em cartaz no Sesc Belenzinho, em São Paulo, até o dia 21 de setembro.

Boa leitura,

Dirce Waltrick do Amarante e