A voz da experimentação – Sérgio Medeiros

A voz da experimentação 

                                                  Sérgio Medeiros*

       Cantora norte-americana de ascendência armênia, Cathy Berberian (1928-83) celebrizou-se como uma das grandes intérpretes de compositores experimentais do século XX, como Luciano Berio e John Cage.

       A crítica especializada sempre destacou sua grande agilidade vocal e, pelo fato de haver estudado mímica, a presença cênica marcante. De fato, a voz e a interpretação de Berberian são indissociáveis, e é gratificante poder assistir, hoje, a suas performances no YouTube, nas quais sua arte se revela inteira, muito mais, talvez, do que na audição de um simples CD, por melhor que seja sua definição acústica.

       Casada com Berio, mudou-se para Roma, onde interpretou e imortalizou as obras do mestre italiano, como “Circles”, “Epifanie”, “Visage”, “Sequenza III” e “Recital I”, algumas destas compostas especialmente para a sua voz. Vale destacar, sobretudo, a gravação da obra-prima eletrônica “Thema (Ommagio a Joyce”). A respeito dessa e de outras composições, o crítico inglês Paul Griffiths afirmou: “‘Thema’ tornou-se o primeiro clássico do gênero, criada a partir de uma gravação de Cathy Berberian lendo ‘Ulysses’, de Joyce. A voz dela também está nas obras inteiramente individuais compostas por volta de 1960: o drama imaginário ‘Visage’ (em fita), Epiphanie e Circles.”

       Também fez a primeira interpretação da famosa e dificílima “Ária” de Cage.

       Apreciava música antiga, tornando-se exímia intérprete de canções e de árias das óperas de Monteverdi: “L’Orfeo” (1607), “L’incoronazione de Poppea” (1642) etc.   

Assista a uma performance de Cathy Berberian: http://www.youtube.com/watch?v=0dNLAhL46xM

* Poeta, tradutor e professor de literatura da UFSC.