As conversas de Yago com o seu terapeuta – Blanca Castelló

As conversas de Yago com o seu terapeuta

Blanca Castelló*

Jacques Lacan

Yago, depois de séculos sendo tratado como um dos personagens mais perversos da história da literatura, resolveu começar tratamento com um psicólogo para superar a grande tristeza que tinha acumulada no seu coração.

As conversas de Yago com o seu terapeuta.

Doutor : Bem-vindo à sua primeira sessão, Yago, tenho entendido que você é o personagem malvado de Othelo, a conhecida tragédia de Shakespeare. Primeiramente, gostaria de lhe perguntar porque decidiu começar sessões com um psicólogo.

Yago: Boa tarde, doutor. A verdade é que acho que tenho uma depressão. Como você já sabe eu sou o antagonista da tragédia de Othelo.  Este é o problema, ninguém  percebe que eu deveria dar nome a essa tragédia. Dediquei-me a fazer uma grande confusão, a falar com cada um dos personagens, e depois de tudo isto, Shakespeare resolve escolher  “Othelo” como nome da tragédia. Você acha que eu mereço isso?

Doutor:  Interessante … não tenho outra palavra para definir isto!  … Interessante.

Yago:  Mas doutor, não fiz todas essas coisas porque eu seja malvado, eu fiz por ser alguém na história da literatura, mas o que aconteceu  finalmente? Não sou mas que um vulgar personagem.

Doutor: Então, você enganou um amigo, fazendo-o acreditar que a mulher que ele amava o estava traindo.  Faz ele matar a sua amada. Enganou também a sua própria mulher, fazendo-a participar de seu ardil, e você não malvado?

Yago: Para falar verdade … si você descreve os feitos assim …. com esse tom … pode ser que eu seja um pouco malvado … sim sou.  mas…. a minha intenção não era provocar dor nas pessoas, eu .. eu só precisava de um pouco de atenção.

O meu amigo Rodrigo apaixonado por a Desdêmona, Othelo querido por todos, Cássio escolhido Alferez, e eu ? Quem sou eu ? Ninguém

Doutor: Mas, Yago, você está consciente da grande catástrofe que causou?… Yago, vou lhe fazer algumas perguntas.

Em primeiro lugar, o que fez você dedicar tanto esse esforço em fazer com que Rodrigo acreditasse que Desdêmona iria amá-lo algum dia?

Yago: Bom, bom, bom, eu acho que você está exagerando um pouco não é ? Quantas vezes tentei convencê-lo? Quatro ? Cinco ?

Doutor:  E o que aconteceu quando Rodrigo percebeu que a Desdêmona nunca iria a corresponder ao seu amor?

Yago: É… bom .. resolvi matá-lo

Doutor: Acha isso normal ?

Yago : Que está sugerindo ? Que tenho um problema de autocontrole ?

Doutor:  Tranquilo, tranquilo, eu sou o seu médico e estamos aqui para tratar a sua depressão, tem que tentar ficar tranquilo, vamos seguir com as perguntas, tá ?

Yago:  Não se dá conta que isso não é importante ? A única coisa que importa é que durante séculos uma das tragédias mais conhecidas do Shakespeare tem o título errado?  Quem é Othelo ? Um pobre mouro que a casualidade trouxe  para Europa. Foi muito fácil enganá-lo, como pode ser tão ingênuo?

Doutor: Bom, bom, um pouco cedo para falar do Othelo, não é mesmo ? Vamos falar de outras pessoas, da Emília, por exemplo, ela também acaba sendo assinada por você

Yago. Se há alguma morte que não precisa de nenhuma explicação é a morte de Emília, por favor, depois dos esforços por conseguir o lenço de Desdêmona, quando tudo rola bem, ela resolve falar para o Othelo que fui eu quem pego o lenço? Você acha que ela não merecia ser assassinada? Não podia manter a sua boquinha bem fechadinha? Verdade? Tudo teria acontecido de acordo se ela não tivesse dito nada sobre lenço, claro que eu lha matei !

Doutor:   Yago, eu sou o terapeuta, não é você, eu faço as perguntas, e você responde, tá ?. Vou lhe perguntar agora sobre o Cássio. Ele era querido por Othelo, mas você planejou tudo para que o Othelo achasse que ele era culpado de tudo.

Yago: Obrigado ! Obrigado !

Doutor: Obrigado?  Eu não falei parabéns, porque diz obrigado ?

Yago:   Porque deveria ter dito ! Você me deve felicitar por ter inventado uma das melhores estratégias! Você acha que outra pessoa com inteligência normal teria tido essa grande ideia ? Para falar verdade eu acho que não.

Doutor:  Mas Yago, não estou entendendo nada, você falou no ínicio da sessão que tinha vindo até a minha consulta porque estava com depressão, eu achei que a causa da depressão era o dor que tinha causado, o dor que sentia por as mortes que provocou

Yago: Senhor, você não entendeu nada, não entende nada, o problema, o único e grande problema é que Shakespeare errou quando escolheu “Ohtelo” como o nome da tragédia, por causa disso eu estou na sombra durante séculos !

Doutor: Vamos ter que entrar em questões complexas e filosóficos, não acha que se fosse o nome da tragédia fosse o seu, Shakespeare estaria declarando que acredita no mal, e não no bem ?

Yago :Si temos que falar de filosofia, vamos falar de filosofia, que é o mal, que é o bem ? Ninguém se lembra aqui que foi o Othelo o assassino de Desdémona. Othelo é melhor que eu ? Mas se ele é também um assassino, acaso o ciúme é uma razão mais nobre para matar que qualquer das minhas razões?

E enquanto o Yago falava estas últimas palavras, apertava bem forte o pescoço do doutor, que nunca teria pensado que morreria assassinado por um de seus pacientes.

* Aluna do Curso de Cinema da UFSC