A fabulosa gastronomia futurista italiana – Aurora Bernardini

A FABULOSA GASTRONOMIA FUTURISTA ITALIANA QUATRO OPÇÕES DE JANTAR, POR SIROCOFRAN, MARINETTI E FILLÌA*

Tradução de Aurora Bernardini**

O futurismo foi um movimento artístico que nasceu na Itália, no início do século XX.

Os autores das receitas a seguir — Sirocofran, Marinetti e Fillìa — faziam parte desse movimento, junto com outros artistas.

Seguem-se quatro opções de jantar futurista, mas a cozinha futurista é composta de outros “cardápios” bem inusitados, além de muitas receitas que, se não agradarem o paladar, agradarão certamente o humor do cliente.

 

JANTAR ASTRONÔMICO

A mesa é constituída por uma folha de cristal apoiada em cilindros brilhantes de alumínio. Na sala de jantar as luzes estão apagadas. De baixo para cima, sob a mesa e a partir dos dois lados para o centro, através da espessura do cristal, fontes luminosas graduáveis irão iluminar de muitas maneiras diferentes o plano do cristal, variando de intensidade e cor à medida que os pratos forem sendo servidos.

Toda a louça é de cristal.

Amanhecerá em copas de cristal um consomê tornado fluorescente em virtude de uma mínima quantidade de “fluorescina”

Sesteará carne crua de vitela, um mosaico de pistaches e pimenta vermelha, regado por  limão e levemente perfumado de baunilha.

Entardecerá uma iguaria de fatias finíssimas de salmão defumado, beterraba e laranja.

Depois, na noite da sala, uma esfera cosmográfica de sorvete (50 centímetrosde diâmetro), único corpo transparente, mover-se-á lentissimamente sobre o  cristal tornado abstrato.

Uma bomba em formato de telescópio fará jorrar parábolas de Espumante Asti

 

Fórmula do futurista

Dr. Sirocofran

 

JANTAR ECONÔMICO

1)      “O agreste absoluto”:  maçãs assadas no forno e depois recheadas com feijões cozidos em um mar de leite.

2)     “Delito campestre”: berinjelas refogadas no tomate e depois recheadas com enchovas, servidas sobre um leito metade feito  de espinafre cozido e espremido  e metade de polpa de lentilhas.

3)     “ Pimentão urbanista”: grandes pimentões vermelhos, cada qual encerrando polpa de maçãs cozidas envolta em folhas de alface e açúcar.

4)     “ Moita inundada ao crepúsculo” : endívia cozida no vinho e salpicada de  feijão cozido e açúcar.

Este jantar deve ser saboreado enquanto um declamador habilidoso explodirá as líricas humorísticas do Poeta-Recorde Nacional Farfa, imitando sua voz  de cano de escapamento míope

 

Fórmula do aeropoeta

Marinetti

 

JANTAR ESTIVAL

DE PINTURA-ESCULTURA

Após longo período de descanso, um pintor ou escultor que deseje retomar sua atividade criadora às 3 de uma tarde de verão, fracassaria caso tentasse excitar sua inspiração  com um jantar suculento-tradicional.

Sentindo-se pesado, teria que passear para digerir e entre inquietações e pessimismos cerebrais acabaria por consumir o dia flauteando artisticamente sem criar arte nenhuma.

Ao contrário, sirvam-lhe um repasto de puros elementos gastronômicos: uma terrina de bom molho de tomates, uma grande polenta amarela, um monte de salada verde  sem tempero e,  ao lado do prato, uma vasilha cheia de azeite de oliva, outra de vinagre condensado, outra de mel, um grande maço de rabanetes vermelhos, um ramalhete de rosas brancas com relativos caules e espinhos.

Sem talheres e ao acaso, desobedecendo continuamente aos hábitos  que afloram nos nervos, deverá ele  matar sua fome enquanto observa o quadro do “Jogador de futebol” de Umberto Boccioni.

 

Fórmula do aeropoeta

Marinetti.

 

JANTAR GEOGRÁFICO

  1. Uma sala de      restaurante decorada com alumínio e tubos cromados. As janelas redondas      deixam entrever lonjuras misteriosas de paisagens coloniais.
  2. Os convivas,      sentados em volta de uma mesa de metal com o plano horizontal coberto por      linóleo consultam atlas gigantes enquanto gramofones invisíveis vão      girando discos negros barulhentos.
  3.   Quando o jantar começa, vai entrando na      sala, acompanhada a distância por garçons, a garçonete-cardápio; uma jovem      formosa completamente revestida por       uma túnica branca-mapa geográfico da África, em cores,      enfeixando-lhe o corpo.
  4.   É preciso escolher os pratos não por sua      composição, mas indicando no mapa as regiões que  seduzem a fantasia turística e      aventurosa dos comensais,
  5.   Exemplo: se um deles apontar com o dedo      para o seio esquerdo da garçonete-cardápio onde está escrito CAIRO , um      dos garçons  sairá silenciosamente e      voltará  trazendo a receita      correspondente àquela cidade. Neste caso, “Amor sobre o Nilo”, pirâmides      de  tâmaras sem semente imersas em      vinho de palma. Rodeando a pirâmide maior, cubos de doces de leite e      canela recheados com grãos de café torrado e pistaches.
  6. Caso outro      convidado aponte com o dedo para o joelho direito da garçonete-cardápio,      onde está o nome ZANZIBAR,  o garçom      lhe servirá a “ Iguaria Abibi””: meio coco cheio de chocolate sobre um      fundo de carne crua  moída finíssima      e irrigada com rum da Jamaica.
  7.  E assim por diante, sendo que a cada      jantar variarão os mapas e as garçonetes-cardápio, o que não permitirá que      as comidas sejam conhecidas de antemão. Com isso a orientação alimentar      dominante será inspirada pelos continentes, pelas regiões e pelas cidades.

 

Fórmula do aeropintor futurista

Fillìa

 

* Texto extraído do livro La Cucina Futurista, de F.T. Marinetti e Fillìa, de Christian Marinotti  (Edizioni, Milão, 1998).

** Professora da USP.