Editorial – N.001

06/06/2011 12:00

EDITORIAL – n. 001

“Qorpus” é um jornal “on line” (atende assim aos apelos da campanha “universidade sem papel”) e será escrito e diagramado pelos alunos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Objetiva estimular o exercício da escrita crítica e dramatúrgica, além de estreitar o diálogo entre os alunos, propiciando-lhes o desenvolvimento criativo e reflexivo de temas comuns. Cada edição contará com a colaboração de professores convidados, visando ampliar o entrosamento entre as pesquisas docentes e discentes. Artistas com carreira já consolidada também colaborarão no jornal.

Este primeiro número conta com duas importantes colaborações. A consagrada professora da USP Aurora Bernardini, tradutora de Luigi Pirandello, entre outros, fala, na janela “Como é”, sobre o livro “O Humorismo”, de Pirandello; Ana Helena Souza, tradutora de Samuel Beckett, discute nessa mesma janela a obra desse escritor e dramaturgo irlandês. Nesta edição inaugural se analisa ainda a disciplina “Genealogias Dramáticas Americanas”, elaborada pela professora Alai Diniz, na janela “Como é” – essa disciplina inovadora permite uma abordagem não linear e anacrônica da história do teatro nas Américas, capaz de trazer à tona todo um passado oculto, no entanto ativo e pulsante, como os imemoriais rituais indígenas que cada vez mais inspiram dramaturgos e diretores.

Traz esta edição alguns textos de alunos da terceira fase do curso de Artes Cênicas da UFSC: Marina Veshagem fala sobre “Ubu Rei”; Magda Jacqueline Kremer comenta “O Inspetor Geral”; e Priscila Andreza de Souza analisa um conto e uma peça de Pirandello. Todos esses ensaios podem ser encontrados na janela “Como é”.

Na janela “… à procura de autor”, contamos com a colaboração da professora Maria Aparecida Barbosa (UFSC), tradutora de E.T. A. Hoffmann, entre outros, que entrevista a tradutora e dramaturga Christine Röhrig, a qual coordenou a publicação da Coleção Teatro Completo de Bertolt Brecht no Brasil e traduziu várias peças dessa coleção.

Ainda nesta edição, conhecemos também um pouco do trabalho de Emilie Sugai, dançarina e performer paulistana que trabalha com a dança Butô e estreia novo espetáculo em breve. O poeta Sérgio Medeiros introduz o conceito de Butô, num pequeno ensaio que acompanha as fotos de espetáculos realizados por Emilie Sugai nos últimos anos. Esse material está disponível na janela “Teatro na Praia”.

Alguns textos dramatúrgicos — sobretudo adaptações — de alunos da terceira fase do curso de Artes Cênicas da UFSC também foram incluídos nesta edição na janela “Teatro na Praia”: Angela Victoriano, Angélica Mahfuz, Guilherme Oliveira, João David e Márcio Cabral propõem uma versão sucinta de “Esperando Godot”, de Samuel Beckett, e Guilherme Freitas de Oliveira, de “Ubu Rei”, de Alfred Jarry.

A “agenda” deste jornal será renovada semanalmente. Fica já o convite para o Bloomsday 2011, a ser comemorado no dia 16 de junho, às 17 hs, no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis.

Agradecemos o apoio e o incentivo de Lúcia Olímpio, Chefe do Departamento de Artes e Libras (DALi), e dos integrantes do conselho editorial deste jornal, além do corpo discente que integra este projeto.

Bem-vindos,
Dirce Waltrick do Amarante