Curta “O Senhor Valéry” – Anderson Luiz de Souza, Bruna Brito Soares, Eduardo Stahlin Costa Hoffmann, Ivi Louise Horst, Jacqueline Kremer
Curta “O Senhor Valéry”
Jacqueline Kremer*
Foi uma feliz união entre o personagem Senhor Valéry, do livro “O Senhor Valéry”, de Gonçalo Tavares com o personagem Monsieur Hulot, de Jacques Tati. A ideia era utilizarmos cenas ou personagens de filmes para dar vida ao “nosso” Senhor Valéry.
Ao abrir o livro e adentrar ao bairro onde vive o Senhor Valéry vamos nos certificando que o personagem é surreal,extremamente lógico na sua ilógica, engraçado e muito cativante. Precisávamos de um personagem do cinema que causasse essas sensações,onde o riso surgisse espontaneamente em resposta às ações do personagem. E que, aos olhos de crianças e adultos, conseguisse empatia, mostrasse simplicidade inteligente, diferencial difícil, pois agrega talento. Talento? Jacques Tati, com seu inesquecível personagem Monsieur Hulot, do filme “Mon Oncle”,vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e do Prêmio Especial do Júri em Cannes, em 1958. O filme é ambientado na França, mas tirando cenas daqui e dali, poderia ser o “bairro” do Senhor Valéry, sem contar que a coincidência nos auxiliou, as obras de Jacques Tati e Tavares, são atemporais, Tati prioriza a linguagem simples sobre assuntos bastantes complexos e Gonçalo Tavares nos apresenta assuntos banais, mas na engenhosidade excêntrica do Senhor Valéry tornam-se apaixonadamente complexos mas sem perder o bom humor.
Assista ao vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=d7D8Q6VAsYE
* Professora de espanhol. Aluna do curso de artes cênicas da UFSC.