EDITORIAL N.022 – 14/11/2016
EDITORIAL N.022
Neste mês de novembro estamos lançando mais um número do nosso jornal on-line “Qorpus”, com textos preparados especialmente para esta edição. Encerramos assim o ano de 2016 oferecendo aos nossos leitores um variado leque de textos assinados por diferentes colaboradores deste jornal.
Destacamos os dois ensaios da professora e tradutora Aurora Bernardini, especialista em literatura russa: um deles sobre Stanislavski e o outro sobre poesia brasileira, ambos publicados na janela “Como é”. Nessa mesma janela, Piotr Kilanowski assina um artigo sobre Wisława Szymborska e Valteir Vaz fala sobre “Sagarana”, de Guimarães Rosa. Outros textos igualmente importantes, publicados nessa janela, falam sobre Guimarães Rosa em espanhol e o dramaturgo alemão Karl Valentin. Incluímos também em “Como é” a tradução de um ensaio de Philip Bither sobre a coreógrafa e dançarina Trisha Brown, além de outros textos sobre poesia e tradução.
Em “… à procura de um autor”, o “Qorpus” oferece aos leitores duas entrevistas: uma com o poeta, ensaísta e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Sérgio Alcides, que discorre sobre seu novo livro, “Armadilha para Ana Cristina”; a outra com a tradutora alemã Swetlana Geier.
Na janela “Teatro na Praia”, os destaques são a peça sonora “Alice no País das Maravilhas”, que reinventa a obra de Lewis Carroll, e dois poemas em prosa de Ivan Conte.
Na agenda cultural, o destaque é 6º Festival do Conto, único festival dedicado às narrativas breves da América do Sul. O evento terá a participação de 16 contistas e acontecerá no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis, com entrada gratuita.
O leitor que abrir a janela “Insulto ao público” encontrará à sua disposição peças teatrais de Ionesco, Karl Valentin e Samuel Beckett.
Nesta edição, passamos a contar com o apoio da professora Aurora Bernardini na coordenação editorial.
Boa leitura,
Aurora Bernardini
Dirce Waltrick do Amarante
Maria Aparecida Barbosa e
Sérgio Medeiros