EDITORIAL – N. 007 – 25/12/2012

25/12/2012 16:00

EDITORIAL N.007
Na última edição de 2012, ano do centenário de Nelson Rodrigues, o dramaturgo brasileiro não poderia ficar de fora do jornal “Qorpus”, que agora lança o seu sétimo número. Na janela “Como é”, além de um ensaio de minha autoria, também falam sobre o autor de “Vestido de Noiva” Telemakos Endler, Juliana Schiavo e Jacqueline Kremer, todos atores e alunos do curso de Artes Cênicas da UFSC.

Nelson Rodrigues 

Nessa mesma janela, a máscara de pão do artista japonês Tatsumi Orimoto é tema de uma análise de Mantra Santos e Telemakos Endler.

“Bread Man”, Tatsumi Orimoto

Os mesmos ensaístas fazem a crítica, respectivamente, dos espetáculos “Hamlet in Quarto” e “A Menina Boba”, ambos apresentados no segundo semestre deste ano em Florianópolis.

Em “… à procura de um autor”, o destaque é uma pequena antologia do poeta e performer paranaense Ricardo Corona, finalista do prêmio Jabuti deste ano, na categoria poesia, com o livro “Curare” (Iluminuras, 2011).

Ricardo Corona, performance Jolifanto (Teatro do Paiol, Encontro Impressões Pan-Américas, 2007 – parceria com Eliana Borges)

Nessa mesma janela, o leitor encontrará dois poemas: um de Luci Collin e outro, em portunhol selvagem, de Douglas Diegues. Também lerá duas crônicas assinadas por Jacqueline Kremer e Priscila Andreza de Souza. E assistirá a um vídeo-poema dirigido por Priscila de Souza Serafim.

Na janela “Teatro na Praia”, Sérgio Medeiros entrevista Ricardo Corona; e Telemakos Endler entrevista a atriz e diretora Barbara Biscaro.

Na agenda cultural, o concurso de crônica “Maura de Senna Pereira”, da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC).

A próxima edição deste jornal será lançada em março de 2013, ano do centenário de encenação de “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky. Essa data será um dos temas da oitava edição.

“A sagração da primavera”, versão de Pina Bausch

Boa leitura,
Dirce Waltrick do Amarante