Editorial N. 023 – 25/02/2017

22/02/2017 20:21

EDITORIAL N.023

 

Neste primeiro número de 2017, o jornal “Qorpus” é especial, pois oferece aos leitores uma antologia de poesia brasileira contemporânea que abrange poemas verbais, visuais e sonoros, criados por 24 poetas que usam como meio de expressão não apenas a língua portuguesa, mas também outros idiomas falados no Brasil (janela “Teatro na praia”): Annita Costa Malufe,  Cláudio Trindade, Delmo Montenegro, Dennis Radünz, Douglas Diegues, Eduardo Sterzi, Fabio Weintraub, Fabrício Marques, Francesca Angiolillo, Josely Viana Batista, José Kozer – Tradução de Josely Vianna Baptista, Jussara Salazar, Livio Tragtenberg/ Haroldo de Campos, Leonardo Gandolfi, Luci Collin, Manoel Ricardo de Lima, Marcelo Tápia, Ricardo Aleixo, Ricardo Corona, Ricardo Domeneck, Sérgio Alcides, Sérgio Medeiros, Virna Teixeira, xamã hupd’äh Ponciano Socot.

"Cadavre exquis", de Man Ray, Joan Miró, Max Morise, Yves Tanguy

“Cadavre exquis”, de Man Ray, Joan Miró, Max Morise, Yves Tanguy

A entrevista deste número é com o compositor e professor Livio Tragtenberg, que fala sobre as novas escolas de música e a música de rua, entre outros temas (janela “‘…à procura de autor'”).

"Cadavre exquis", de André Breton, Camille Goemans, Jacques Prévert e Yves Tanguy

“Cadavre exquis”, de André Breton, Camille Goemans, Jacques Prévert e Yves Tanguy

Entre os ensaios, citaremos um texto sobre Ricardo Piglia e a tradução de um artigo de Winston Churchill sobre retórica (janela “Como é”). Colaboram nesta seção, entre outros, Diogo Berns, Leide Daiane de Oliveira, Manoel Ricardo de Lima, Raquel Naveira e Rodrigo Conole Lage.

"Cadavre exquis", de André Breton, Max Morise, Yves Tanguy e Marcel Duhamel

“Cadavre exquis”, de André Breton, Max Morise, Yves Tanguy e Marcel Duhamel

Na Agenda Cultural, a quarta edição do Printemps Littéraire Brésilien, que ocorrerá em três países, Bélgica, Portugal e Espanha, além da França, entre os dias 20 de março e 5 de abril. O autor catarinense Carlos Henrique Schroeder é um dos convidados.

 

Boa leitura,

Aurora Bernardini

Dirce Waltrick do Amarante